UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO-UDE
NUCLEOS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - NELs
Projeto Núcleos de Estudos de Línguas - NELs - espaço destinado à aprendizagem de línguas estrangeiras modernas e da língua materna. Implantado em 1988 com portaria de funcionamento em 15 de julho de 1993.
Justificativa
ü Oferecer a uma clientela multidiversificada, a oportunidade de adquirir conhecimentos de línguas específicas, dentro de um elevado nível de qualidade.
Objetivos
ü Oferecer aos alunos dos NELs a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas e seu universo cultural;
ü Oferecer cursos de línguas específicas visando à profissionalização em diversos setores, como: Turismo, Hotelaria;
ü Promover atividades artístico-culturais para a comunidade em geral, articulações com consulados e outros órgãos;
ü Promover cursos de aperfeiçoamento linguístico e metodológico aos professores de línguas;
ü Oferecer campos de estágio de Línguas a estudantes universitários;
ü Oferecer cursos livres para alunos e professores.
Os Núcleos
ü Funcionam nos três turnos em 15 escolas da rede estadual e atendem aos alunos destas escolas e à comunidade em geral.
ü Têm um trabalho unificado em termos de método e um professorado selecionado por instituições conceituadas.
ü Línguas de maior oferta:
· Inglês
· Francês
· Espanhol
· Alemão
· Língua Portuguesa – Cursos livres
ü Duração dos Cursos
· Todos os cursos têm duração de 02 (dois) anos
· Conforme a necessidade poderá haver mais um ano de aprofundamento (conversação)
Organização administrativa
ü Os NELs integrarão a estrutura da escola e sua organização técnico-pedagógica, sendo subordinados diretamente à direção da unidade escolar.
ü A Coordenação Geral, a orientação e o acompanhamento pedagógico dos NELs serão exercidos pela Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio-GPEM, bem como pela Gerência Regional de Ensino - Unidade de Desenvolvimento de Ensino-UDE.
Metodologia
ü Linha metodológica única, tomando como princípio a abordagem comunicativa, uma vez que o objetivo dos cursos é fazer com que o aluno adquira uma competência comunicativa, e isto sugere uma certa preocupação com o uso da língua para suprir as necessidades reais de comunicação deste aprendiz.
Finalidade
ü Atender a alunos do Ensino Fundamental e Médio cujas escolas ministrem ou não uma Língua Estrangeira.
ü Língua inglesa por enriquecimento (por opção exclusivamente no caso do Inglês Instrumental em cursos da Rede Estadual).
ü Línguas Alemã, Espanhola, e Francesa por opção ou enriquecimento.
ü Língua Portuguesa como atividade extra-classe através de cursos livres.
ü Tendo como prioridade:
· 1º alunos da escola-sede;
· 2º alunos de outras escolas da Rede Estadual;
· Turmas iniciais: máximo de alunos – 25
mínimo de alunos – 15
· Exceto nos últimos estágios onde esse mínimo poderá ser 10 (dez) alunos.
· 3º alunos da Rede Municipal;
· 4º a comunidade em geral.
Formação de turmas
ü Cada núcleo será composto por professores de Línguas e um Professor-coordenador.
ü Cada coordenador exercerá a função por um período de 02 anos, podendo ser reeleito por 02 anos.
Distribuição da carga horária
ü Carga horária de 150 horas-aula:
· 80 horas-aula de regência – 4 turmas
· 25 horas-aula atividade livre (percentual correspondente à regência)
· 45 horas-aula de estudo na escola (9 horas-aula por semana).
ü Carga horária de 200 horas-aula
· 100 horas de regência – 5 turmas
· 30 horas-aula atividade livre (percentual correspondente à regência)
· 70 horas-aula de estudo na escola (14 horas-aula por semana)
ü Observações:
· A carga horária semanal do NEL é de 02 aulas com duração de 01hora e 20 minutos cada uma correspondentes a 04 aulas de 40 minutos.
· A carga horária de cada semestre é de, no mínimo, 70 horas.
· Não pode haver aula geminada nos NELs.
Aula-atividade
ü Os Professores dos NELs têm um dia especialmente reservado para suas aulas-atividade, que é a quinta-feira.
ü A carga horária destinada às horas de estudo a ser cumprida na escola será utilizada para:
· Preparação de aula;
· Confecção de material didático;
· Orientação pedagógica.
Fonte: Regimento dos Núcleos de Estudos de Línguas – NELs
Secretaria de Educação, novembro de 1996
Equipe Técnica de Línguas Estrangeiras GPEM/SEDE
Rozineide Novaes Ferraz
Rita Fabiana Jota
Márcia Telma Pereira Silva
Recife, junho/2011
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